O NOVO PIXEL DO FACEBOOK - O Passo a Passo de Como Instalar (parte 1)

<< Lição Anterior
Próxima Lição >>

Links Mencionados nesta Aula:

Gerenciador de Negócios do Facebook:
www.business.facebook.com

 

Extenção do Google Chrome - Pixel Helper:
www.chrome.google.com/webstore/detail/facebook-pixel-helper/fdgfkebogiimcoedlicjlajpkdmockpc

O Novo Pixel do Facebook - Como Instalar passo a passo

1 - O que é o Pixel do Facebook? +

A primeira coisa que você precisa saber é que o Pixel do Facebook é extremamente poderoso e tem muitos benefícios pra você e para o seu negócio.

Nesta aula você vai aprender como aumentar o desempenho e principalmente o alcance dos seus anúncios, só configurando corretamente esse Pixel do Facebook.

Mas o que é o pixel do Facebook e porque você precisa dele?

O pixel do Facebook nada mais é do que um pedaço de código que você instala no seu site e que cumpre duas funções diferentes:

Para rastreio: ele acompanha seus visitantes mesmo depois que eles vão embora do seu site; isso para que você seja capaz de encontra-los novamente e re-anunciar novamente pra eles no Facebook – isso é o que chamamos de Remarketing.

Para conversões: medir os resultados dos anúncios que você cria.

2 - Como instalar o Pixel do Facebook? +

O pixel do Facebook é um simples pedaço de código que você instala no seu site.

Esse código, se parece com isso:

 

Mas não se intimide por um simples pedaço de código.

Não importa se você não é um programador, se você nunca instalou nada em seu site antes, enfim... não paralise todos os benefícios que esse pixel pode trazer pra você, só por medo de um simples pedaço de código.

 

Esse código é composto por dois elementos principais:

  • O código base, que é o código do pixel do Facebook e deve ser colocado em todas as páginas do seu site. Esse código vai te dar o poder de rastrear e segmentar seu público-alvo.

  • O código do evento padrão, que vai ser diferente em algumas páginas do seu site; e que serve para acompanhar as conversões dos seus anúncios e criar audiências personalizadas.

 

Um evento é uma ação do seu público.

Essa parte de “eventos” do código é a única parte que você precisará personalizar de acordo com a sua necessidade.

E na segunda parte dessa aula você vai aprender como criar esses eventos.

 

Mas antes de criar os eventos, você  precisa instalar o Pixel do Facebook.

É bem simples. São só 3 etapas:

3 - Primeira Etapa: Criar o Pixel +

1 - Vá até a guia de pixel do Facebook no seu Gerenciador de Anúncios.

 

Se é a primeira vez que você vai criar um pixel, você vai ver essa tela:

 

Clique em "Criar um pixel"

 

Se você já tem o pixel do Facebook instalado, você não verá mais esta tela de criação do pixel, porque você só pode criar 1 pixel por conta de anúncios.

 

2 - Insira um nome para o seu pixel.

Marque a caixa para aceitar os termos e clique em "Criar pixel".

4 - Segunda Etapa: Instalar o Pixel no seu Site +

Depois de criar o pixel, você precisa copiar o código deste Pixel para instalar no seu site. Você pode fazer isso na aba "pixel" do seu Gerenciador de Anúncios.

 

Agora você precisa colar esse código no cabeçalho do seu site. E como fazer isso varia de site para site.

 

Se você tem uma loja virtual dentro de um sistema e-commerce, por exemplo, provavelmente terá um local específico para colar esse código. Algo como “código de rastreio” ou algo assim. Veja isso com os desenvolvedores da sua loja virtual, ou com o suporte do sistema que você aluga.

 

 

Se você tem um site no WordPress e não sabe como acessar o html, uma dica é instalar o plugin gratuito Tracking Code que vai facilitar esse trabalho pra você.

 

 

 

Se você tem um site no Blogger, ou em qualquer outra plataforma de criação de conteúdo ou até mesmo um site próprio desenvolvido por você; mas ainda assim não sabe onde instalar o código do pixel o Facebook, instale no mesmo lugar onde você instalou o código do Google Analytics, pois assim não tem erro.

 

É importante que esse código seja instalado no cabeçalho do seu site (entre os códigos <head> e </head>)  para que você possa fazer essa instalação somente uma única vez e ele consiga rastrear todas as páginas do seu site, sem que você precise ficar instalando o pixel em cada página uma a uma, ou a cada vez que você cria uma página nova.

 

Se você tiver alguma dúvida para conseguir instalar esse pixel, eu garanto que uma busca rápida no YouTube ou no Google vai trazer uma tonelada de recursos e tutoriais mostrando como instalar esse código especificamente para o seu tipo de site ok.

Uma última opção, se realmente você não conseguir instalar esse código sozinho, contrate um freela para fazer isso pra você.

Sugestão: www.99freelas.com.br

5 - Terceira Etapa: Verificando o Pixel +

A última etapa é identificar a presença do Pixel do Facebook nas suas páginas e confirmar se ele foi bem instalado e se está funcionando corretamente.

Para fazer isso, você precisa da ferramenta Pixel Helper.

 

O Pixel Helper é uma extensão que você instala no Google Chrome e toda vez que você visita qualquer página, ele vai informar pra você se a página tem ou não tem o Pixel do Facebook instalado e se ele está funcionando ou não.

Você pode usar essa ferramenta para pesquisar se o pixel do Facebook foi instalado corretamente em todas as suas páginas...

Você também pode usar para pesquisar se as páginas dos seus concorrentes também têm o pixel do Facebook ou não...

 

Para instalar, é só clicar aqui e depois clicar em "adicionar ao Chrome" e pronto! Ele vai ficar ativo sempre na sua barra de navegação.

Sempre que você visitar uma página que tem algum pixel do Facebook instalado, o ícone do Pixel Helper vai ficar assim:

pixel-helper-com

 

E sempre que você visitar uma página que não tem nenhum pixel do Facebook instalado, o Pixel Helper vai ficar assim:

pixel-helper-sem


Comece Agora! +

Agora você precisa instalar o Pixel do Facebook em Todas as páginas do seu site e verificar se ele está funcionando perfeitamente.

Na página inicial, na página de obrigado, nas páginas de oferta, nas páginas do blog, nas páginas dos produtos em loja virtual... enfim, em todas as páginas que você tiver mesmo.

 

ATENÇÃO: Só Depois de instalar esse pixel em todas as suas páginas, passe para a próxima lição.

<< Lição Anterior
Próxima Lição >>

O que dizem os alunos:

Veja também: